Sabias que...

espaçomisterio.jpg





Curiosidades

toddy.jpg

O lendário achocolatado Toddy nunca será esquecido pelo seu sabor único, autêntico e jovem. Fundado em Porto Rico, em 1930, por Pedro Santiago, este chocolate em pó não podia faltar no armário de uma cozinha.

O nome Toddy não podia ser mais apropriado, já que em Inglês significa: bebida quente e adocicada.
Nos anos 70, em Portugal, a marca cresceu e nasceu o Toddy Pronto. Este já em forma líquida e servido numa lata. Para muitos jovens, esta é uma das canções publicitárias do Toddy que nunca será esquecida:

«Toddy
É Toddy Pronto
É Toddy Pronto, já está
Rapaziada que p'rá escola vai lançada
Como o Toddyinho não há»

As campanhas publicitárias na altura realçavam a família, os pontos fortes e a energia do produto.
Recentemente, o Toddy surpreendeu tudo e todos quando foi visto numa prateleira de um supermercado em Portugal. Vindo das cinzas, muitos foram aqueles que foram a correr comprar o leite Toddy para relembrar o seu sabor. Renovado e mais moderno, o Toddy apresenta-se, agora, numa garrafa de vidro.



couto.jpgA Pasta Medicinal Couto é a marca de pasta de dentes que não saiu da memória dos portugueses. Este dentífrico marcou uma sociedade, uma época e contribuiu para alterar os hábitos de higiene oral em Portugal. A pasta foi criada no Porto em 1918 e ainda hoje é comercializada mas com o nome 'Pasta dentífrica Couto'. Foi registada a 13 de Junho de 1932.

Ao longo do tempo, foram vários os anúncios televisivos, os outdoors e cartazes com referências ao produto. O anúncio mais conhecido foi aquele que passou nos anos 70: 'Palavras para quê? É um artista português e só usa Pasta Medicinal Couto!'

A empresa Couto S.A. funciona desde Janeiro de 2004 em novas instalações situadas em Vila Nova de Gaia, no complexo UTIC, onde a indústria continua a laborar neste e noutros produtos.
A Pasta dentífrica Couto ainda se encontra à venda no comércio tradicional e nalgumas farmácias por cerca de 1,70 euros por uma bisnaga de 60 gramas. Hoje é produzida de forma semi-artesanal, sem recurso a ingredientes de origem animal, mantém o design e a famosa embalagem retro original e continua a ser recomendada para limpeza diária dos dentes e da boca.



O hambúrguerhamburguer.jpg
O hambúrguer é a última excentricidade alimentar que apareceu nos EUA.
Constituído por um pedaço de carne picada, temperado com cebolas às rodelas, o hambúrguer come-se como uma sanduíche.
Julga-se que o restaurante New Haven, que oferece este novo prato, se inspirou na cozinha dos imigrantes alemães.



Impressão digitalimpressdigit.jpg
A Polícia de Londres está agora a utilizar impressões digitais para evitar as fraudes nas prisões. Este sistema, que grava o padrão único das pontas dos dedos das pessoas, e por consequência as identifica, foi usado pela primeira vez no Serviço Civil Indiano, a fim de evitar a reclamação fraudulenta de pensões.



10 de Outubro de 1903
Aspirina é posta à venda na Alemanhaaspirina.jpg
A empresa Bayer, da Alemanha, colocou hoje à venda um medicamento a que deu o nome de aspirina.
Utilizado como um analgésico geral, é um remédio eficaz para as dores de cabeças devidas à ansiedade ou ao excesso de trabalho. O novo medicamento foi desenvolvido pelo químico Felix Hoffman, com o objectivo de aliviar o reumatismo do pai.

A aspirina era um derivado do ácido salicílico, um extracto da casa do salgueiro, mas em 1899 desenvolveu-se um método de a fabricar sinteticamente.



1916 Garrafa da Coca-Colacocacola.png

Este Verão apareceu nas lojas, bares e restaurantes da América uma garrafa muito invulgar, quando a Coca-Cola começou a vender a sua bebida gasosa numa garrafa curvilínea desenhada pela Root Glass de Indiana. O desenho da garrafa é inspirado na noz de cola, um dos ingredientes 'secretos' da bebida. Os proprietários esperam que a forma característica da garrafa faça aumentar as vendas.


external image tintim.png Tintim
Tintim, um jovem repórter com gosto pela aventura, estreou-se no jornal belga Le Vingtième Siècle (O Século Vinte). Seguido para todo o lado pelo seu cãozinho branco Milu, Tintim tem uma emblemática poupa ruiva e faz uso de toda a sua inteligência para sobreviver às aventuras em que se mete. Quem desenha os quadradinhos é o artista belga Georges Rémi, sob o pseudónimo de Hergé.



Computador -1941computador.jpg
Os engenheiros aeronáuticos alemães começaram a usar uma extraordinária máquina electrónica para calcular o comportamento em voo de protótipos de aeronaves. Esta máquina, a que o seu criador Konrad Zuze chamou Z3, é o primeiro computador electrónico e leva três segundos a efectuar um cálculo usando o sistema binário de numeração. O trabalho de Zuze é mantido em segredo por causa da guerra mas ele está muito mais avançado do que outros cientistas no desenvolvimento de uma forma de inteligência artificial baseada em Plankalkül, um tipo especial de linguagem para computadores


Apolo 11apolo11.jpg

Milhões de pessoas amontoaram-se hoje à volta da televisão para assistirem à visão inacreditável de dois homens a cominhar na Lua. A Apolo 11 permaneceu em órbita lunar enquanto Neil Armstrong e Edwin Aldrin, equipados com uma câmara, desciam à superfície num módulo de alunagem, e Eagle. Depois de descerem cuidadosamente do Eagle, Armstrong disse: «Este é um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade.»
A missão teve início a semana passada quando um foguetão Saturno V lançou a Apolo 11 de Cape Kennedy, na Florida. Depois de uma viagem de quatro dias sem problemas até à Lua, o terceiro membro da missão, Michael Collins, tomou o controlo na cápsula principal, em órbita, enquanto Armstrong a Aldrin desciam. Os dois astronautas passaram 13 horas na superfície, recolhendo rochas lunares e fazendo experiências, antes de regressarem até perto de Collins e fazerem a sua longa viagem de regresso à Terra.



Rock-and-roll - 1952rocknroll.jpg Há um novo som no ar - uma mistura de folk, blues e country que é tocada muito rápido. Graças a Alan Freed, um disc-jockey de Cleveland, no Ohio, está a tornar-se muito popular nos EUA, mesmo entre pessoas que não ouvem outros tipos de música negra.
O ritmo faz com que se tenha vontade de balançar (rock) o corpo à cadência desta batida a que as pessoas estão a chamar rock-and-roll.



1938nescafe.jpg Nescafé
Esqueça os moinhos de café e cafeteiras italianas para conseguir um café: tudo o que precisa é de uma colher de Nescafé e uma chávena de água quente. Este prático café instantâneo é o resultado de anos de pesquisa de vários cientistas nos laboratórios da companhia suíça Nestlé.
A Nestlé espera estar a produzir no próximo ano café instantâneo em pó para todo o mercado europeu, e está segura de que esta bebida pronta a tomar vai converter milhões de viciados do chá em apaixonados do café.


http://www.prof2000.pt/users/esf_cnat/conteudos.htm

Sites
Breve descrição
external image volcanes.gif
http://intermega.globo.com/rgregio/vulcoes.htm
Resumo sobre o tema vulcanologia (Página em Português do Brasil)
http://www.geopor.pt/gne/ptgeol/intro.html
Portugal geológico - imagens
http://w3.ualg.pt/~rrocha/vant2.htm
Vantagens/desvantagens associadas aos vulcões
http://www.eps-dr-correia-mateus.rcts.pt/cratera.htm
Imagem de cratera
http://vulcan.wr.usgs.gov/home.html
Vulcanismo na América (Página em Inglês)

external image temblor.gif
http://www.meteo.pt/sismologia/sismos.html
Sismologia em Portugal, (Actualização mensal)
http://snig.cnig.pt/
Sistema Nacional de Informação Geográfica
http://tsunami.univalle.edu.co/sismos_especiales/
Reportagem de sismos especiais (Página em Espanhol)

external image Butu.gif
http://members.fortunecity.com/rl/comunida.htm
Resumo do tema relações ecológicas
http://www.portalmebs.com.br/eurekabr/escolar/relacoes_ecologicas.htm
Esquema dos factores bióticos
http://www.ficharionline.com/biologia/main.htm
Vários temas da Biologia
http://www.ficharionline.com/biologia/eco-relacoes.htm
Relações ecológicas




LINKS



Diversos


  • Sabias que nem todas as embalagens de aerossóis (sprays) podem ser colocadas no Embalão, no ecoponto?
Pois é, as embalagens de aerossóis que tiverem acondicionado produtos tóxicos, como insecticidas e alguns produtos de limpeza, NÃO deverão ser colocadas no Embalão. Infelizmente terão que "ir para o lixo", uma vez que não existe em Portugal, qualquer tipo de recolha selectiva ou reciclagem.



  • Sabes o que fazer com os medicamentos antigos, que já não utiliza ou que estão fora de validade, que tem em casa?

Não deite para o lixo, porque acabarão por contribuir para a contaminação do meio ambiente e em última instância da nossa saúde. Entregue todos esses frascos, colheres e medicamentos numa farmácia.

  • Sabias que já existe uma pulseira anti-enjoo?


É verdade, agora os comprimidos antes de viagens podem finalmente ser postos de lado. A solução passa por uma pulseira chamada Sea-Band, que, baseada nos princípios da Acunpunctura, evita os vómitos e as náuseas. É completamente segura, não tem químicos nem efeitos secundários. As pulseiras são laváveis e reutilizáveis e têm um preço aproximado de 10,89 €.
in:
http://paiseb1tavira.no.sapo.pt/assuntos.htm
==

==

História e Origem da Escrita



Ambiente


Educação Ambiental > Lixo


http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=6&id_subtema=3

As nuvens, o aquecimento global e o efeito de estufa

O aquecimento da superfície favorecerá um aumento da evaporação nos oceanos o que fará com que haja na atmosfera mais vapor de água (o gás de estufa mais importante, sobretudo porque existe em grande quantidade na nossa atmosfera). Isso poderá fazer com que aumente cada vez mais o efeito de estufa e com que o aquecimento da superfície seja reforçado. Podemos, nesse caso, esperar um aquecimento médio de 4 a 6ºC na superfície. Mas mais humidade (vapor de água) no ar pode também significar uma presença de mais nuvens na atmosfera o que se pensa que, em média, poderá causar um efeito de arrefecimento.
=

=

O efeito de estufa

O efeito de estufa é um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera. O efeito de estufa é uma coisa boa. Sem ele a vida, como a conhecemos, não poderia existir. O que se pode tornar catastrófico é um aumento do efeito de estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine o aquecimento global do planeta.
Os gases «de estufa» (vapor de água, dióxido de carbono- CO2, ozono, CFC´s) absorvem alguma da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30ºC mais quente do que estaria sem a presença dos gases «de estufa».
O nome «efeito de estufa» é um nome infeliz porque a atmosfera não se comporta como uma estufa (ou como um cobertor). Numa estufa, o aquecimento dá-se essencialmente porque a convecção é suprimida. Não há troca de ar entre o interior e o exterior. (Ouve-se dizer que um carro ao sol com as janelas fechadas ou uma estufa aquecem porque a radiação visível (a luz) consegue passar pelas janelas e a radiação infravermelha não. De facto, esse facto tem uma influência mínima no fenómeno.)
Ora acontece que a atmosfera facilita a convecção e não armazena calor: em média, a temperatura da atmosfera é constante e a energia absorvida transforma-se imediatamente na energia cinética e potencial das moléculas que existem na atmosfera. A atmosfera não reflecte a energia radiada pela Terra. Os seus gases, principalmente o dióxido de carbono (CO2), absorvem-na. E se radia, é apenas porque tem uma temperatura finita e não por ter recebido radiação. A radiação que emite nada tem que ver com a que foi absorvida. Tem um espectro completamente diferente.
O aquecimento global
Aquecimento global é o nome que se dá ao aumento da magnitude do efeito de estufa que pode resultar num sobreaquecimento da Terra. O aquecimento global que foi detectado traduz-se sobretudo numa diminuição do arrefecimento nocturno. De 1950 a 1993, a temperatura mínima nocturna aqueceu de 0,17 graus centígrados por década, enquanto a temperatura máxima diurna aumentou apenas 0,07 graus por década.
Sabe-se que, desde 1700, as actividades humanas aumentaram a quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e conjectura-se que esse aumento poderá estar na origem deste aquecimento recente. Mas ainda se sabe muito pouco sobre os processos naturais de alteração climática, que só se são estudados à cerca de 150 anos. Pode ser que este aquecimento se insira nos ciclos naturais e não seja de facto devido às actividades humanas.
O aquecimento global levará a uma subida da temperatura das camadas superiores dos oceanos. A simples expansão térmica da água fará com que o nível das águas nos oceanos suba (poderá subir só por esse efeito até uns 30 cm). O gelo nos continentes (presente sobretudo nos glaciares) derreterá mais rapidamente e ajudará à subida do nível das águas (um efeito que terá causado, nos últimos 100 anos, uma subida de 5 cm). (O gelo flutuante não altera o nível das águas quando derrete).
Por outro lado, um aumento de precipitação na Antártida e na Gronelândia pode levar a um aumento da quantidade de água armazenada nas suas camadas de gelo e contribuir para diminuir a subida do nível das águas nos oceanos.
Tudo indica que, durante o século XX, o nível das águas nos oceanos subiu entre 10 e 20 cm. E pensa-se que continuará a subir durante o século XXI. Mas o actual conhecimento só nos permite estimar que essa subida poderá ir de apenas 9 cm até uns 88 cm entre 1990 e 2100.
Pensa-se que nas últimas décadas tem havido uma subida de 2 milímetros por ano. Mas o cálculo não foi simples de fazer. Na Escandinávia, por exemplo, as medidas realizadas parecem indicar que o nível das águas do mar está a descer cerca de 4 milímetros por ano! Mas pensa-se que isso se deve ao facto da Escandinávia estar ainda a subir, depois de ter sido presionada por glaciares de grande massa durante a última era glaciar. Em Bangkok, por causa do grande incremento na extracção de água para uso doméstico, o solo está a afundar-se e os dados parecem indicar que o nível das águas do mar subiu cerca de 1 metro nos últimos 30 anos! Foi preciso ter em conta muitos factos para se chegar ao resultado de 2 milímetros por ano. Mas diferentes investigadores, usando métodos diferentes, acabaram por confirmar todos esse número.

As nuvens



As nuvens têm de facto um papel importante no equilíbrio energético porque controlam a energia que entra e que sai do sistema. Podem arrefecer a Terra, ao reflectirem a luz solar para o espaço, e podem aquecê-la por absorção da radiação infravermelha radiada pela superfície, de um modo análogo ao dos gases associados ao «efeito de estufa». O efeito dominante depende de muitos factores, nomeadamente da altitude e do tamanho das nuvens e das suas gotículas.
No caso de ocorrer o aquecimento global do planeta, a humidade adicional no ar fará com que haja mais nuvens? E serão elas do tipo que contribuirá para acentuar o aquecimento ou, pelo contrário, do tipo que contribuirá para arrefecer o sistema? Até conhecermos melhor o processo de formação das nuvens não podemos prever o que vai acontecer. O sistema pode reagir de tal modo que não se chegue a dar um aquecimento global preocupante.
Como vimos, existe um equilíbrio no orçamento de energia no planeta. O sistema terra/atmosfera reage às instabilidades que ocorrem no sentido voltar sempre a um estado de equilíbrio. Se um aumento do número de nuvens existentes faz com que a reflexão da energia solar aumente e o sistema receba menos energia, o sistema tenderá a arrefecer até que a energia radiada seja igual à absorvida. Se um aumento do número de nuvens existentes faz com que se perca menos energia radiada pelo solo, o sistema global começa a absorver mais energia do que a que radia e dar-se-á um aquecimento até que a energia radiada seja igual à absorvida. Mas não é claro o que é que aquece ou arrefece em cada caso: a superfície, a baixa atmosfera, a alta atmosfera ou uma combinação delas.

As nuvens provocam um aquecimento ou um arrefecimento?

As noites claras são normalmente mais frias que as nubladas porque as nuvens absorvem parte da radiação infravermelha que o solo emite para o espaço. O efeito é mais pronunciado se as nuvens estiverem a uma altitude razoável. Nesse caso, estarão a uma temperatura inferior à do solo e radiarão, por isso, menos energia do que este. E parte dessa radiação será emitida para o próprio solo. Se as nuvens forem baixas e estiverem, por isso, a uma temperatura parecida com a do solo, emitirão elas próprias uma radiação parecida com a do solo e o arrefecimento global será maior.
Durante o dia, se o céu está bastante nublado, a temperatura no solo é menor do que se o céu estivesse limpo porque as nuvens reflectem melhor a luz solar do que a superfície. Absorvem a radiação da superfície mas, como estão aproximadamente à mesma temperatura do que ela, radiam depois a mesma energia. O sistema começa a absorver menos energia e a arrefecer até se atingir um estado de equilíbrio em que nuvem receba tanta energia quanto a que perde.
Mas a presença de nuvens também pode contribuir para um aquecimento se elas forem finas e estiverem a grande altitude. Nesse caso, elas deixam passar a luz e a superfície fica tão quente como se não existissem nuvens. E, como estão a grande altitude, estão mais frias e radiam pouca energia. O sistema começará então nesse caso a aquecer até que a radiação adicional da superfície e atmosfera combinadas contrabalance a que a nuvem absorve, para que haja tanta energia a sair como a que está a entrar e se atingir o equilíbrio.
in: http://ebac.blogs.sapo.pt/2008/07/



Lâmpadas - Reciclagem






As pilhas no PILHÃO!**

Sabia que os super e hipermercados são obrigados a ter recipientes específicos para recolher as pilhas e acumuladores usados , à disposição dos consumidores? Todos os outros comerciantes têm de aceitar, sem encargos adicionais, estes produtos dos clientes que lhes comprem produtos idênticos. Também os consumidores que compram baterias de automóveis novas, deverão ter direito a um desconto no seu preço, se em troca entregarem uma usada do mesmo tipo e marca. Só a partir deste mês (Janeiro 2004) passará a existir em funcionamento, em Portugal, uma entidade responsável pela gestão dos resíduos de pilhas e acumuladores, a EcoPilhas. Depois, os resíduos seguem para a Áustria e França, onde são reciclados, permitindo a reutilização de alguns materiais, tais como: manganês, zinco, aço e carbono. =

    • Sabias que já existe recolha e reciclagem de lâmpadas fluorescentes em Portugal?

  • As lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, um metal pesado extremamente nocivo para a saúde e para o meio ambiente, mesmo em pequenas quantidades. Ao contrário do que muitos de nós ainda pensamos, estas lâmpadas oferecem muitas possibilidades de reciclagem: o metal vai para a indústria metalúrgica; o vidro, mercúrio e pó fluorescente entram no fabrico de novas lâmpadas. Até há pouco tempo, não havia onde proceder a esta reciclagem, mas agora já existe uma entidade competente para o efeito. Por isso, evite deitar estas lâmpadas no lixo ou no ecoponto. Segundo a lei, pode entregá-las na loja onde comprar uma nova sem custos adicionais.

Factos e curiosidades relacionados com o Ambiente


  • O ano de 1995 foi o mais quente na Terra desde há, pelo menos, cento e quarenta anos, quando começou o registo regular das temperaturas.
----

  • Cada cidadão da CEE produz anualmente 2,3 toneladas de dióxido de carbono. Cada norte-americano produz 5,2 toneladas.
----

  • As celuloses, os têxteis e os produtos químicos são as três indústrias mais poluentes de Portugal.
----

  • Calcula-se que o corte de 50% na produção de CFC's reduziria 95% dos danos na camada de ozono.
----

  • Setúbal, Castelo Branco, Aveiro, Viseu e Coimbra são os distritos que produzem mais resíduos tóxicos por ano em Portugal.
----

  • O Canadá é um dos países mais afectatos pela chuva ácida: catorze mil rios e lagos estão mortos.
----

  • Cinco mil espécies de animais e plantas são extintas na Terra em cada ano que passa.
----

  • Cerca de 75% da água que gastamos em nossas casas é usada na casa de banho.
----

  • Se os portugueses usassem correctamente a energia, poderiam poupar 86 milhões de contos por ano, ou seja, 16 milhões de barris de petróleo.
----

  • Três litros de um produto solvente (para tintas, por exemplo) podem contaminar 60 milhões de litros de água subterrânea.
----

  • Que quantidade de lixo uma pessoa produz durante a vida? Cerca de seiscentas vezes o peso que atinge na idade adulta.
----

  • Segundo a organização Save a Tree (Salve uma árvore), para fazer apenas setecentos sacos de papel, é preciso uma árvore de quinze a vinte anos de idade.
----
  • Não se esqueça: pode lavar os sacos de plástico e voltar a utilizá-los.
----
  • Contam se em milhões os sacos de plástico e outras embalagens que todos os anos entram nas nossas casas.
----
  • Um lar americano médio utiliza, por ano energia equivalente a 4800 litros de petróleo.
  • ----
  • Mais de metade dos fosfatos existentes nos nossos lagos e rios vêm dos detergentes.
  • ----

  • Existe no mercado detergente sem cloro para roupa.
  • ----
  • Segundo a revista Home Energy, poupar-se-iam mais de 950 milhões de litros de água por dia, nos EUA, se em todos os lares americanos se instalassem compressores de torneiras.
  • ----

  • Uma torneira a pingar, mesmo que o pingo seja mínimo, pode desperdiçar mais de 190 litros de água por dia.
  • ----

  • Durante uma operação de limpeza ao longo de 480 quilómetros de costa texana, em 1988, foram encontradas 15600 argolas de plástico, em três horas
  • ----
  • A marinha mercante mundial lança diariamente no mar 450 mil recipientes de plástico.
  • ----
  • O frigorífico e, entre todos os electrodomésticos o que consome mais energia: 2000 kWh por ano. Mas este número pode variar em 50% consoante o modo como o utilizarmos.
  • ----
  • Não importa se a porta do frigorífico fica aberta 15 ou 30 segundos o ar frio que havia a perder já está perdido.
  • ----
  • Quando comprar um aparelho electrodoméstico, escolha o que gastar menos energia.
  • ----
  • Os electrodomésticos não se medem aos palmos. O pequeno ferro de engomar pesa bastante na sua conta de electricidade.
  • ----
  • Em Portugal 70% da energia consumida é obtida através do petróleo.

  • Alguns fabricantes de maquinas de lavar começam a conceber modelos que consomem menos água.



  • O poluente mais comum dos recintos fechados é o cigarro. Embora não pareça, a sua maneira de vestir, comer, deslocar se... influenciam o meio ambiente.
----

  • Segunto a NASA, as plantas de interior são importantes auxiliares da luta contra a poluição em recintos fechados.
----

  • A água que desperdiça cada vez que deixa a torneira aberta, enquanto faz a barba ou lava os dentes, dava para tomar um grande duche todos os dias.
----

Um autoclismo que esteja a perder água desperdiça, em 6 meses, 171 mil litros de água
----

Quarenta por cento da água potável usada em sua casa vai pela sanita abaixo.
----

Como descobrir se o seu autoclismo perde água? Ponha umas gotas de corante no depósito se... vir água com corante na sanita, sem ninguém ter puxado o autoclismo, é porque há uma fuga.
----

Se uma família de quatro pessoas tomar, todos os dias, duches de cinco minutos, gastará mais de 2600 litros de água por semana -o equivalente à água que uma pessoa bebe ao longo de três anos.
----

O consumo excessivo de aguas subterrâneas na região sul de Portuga1 levou à salinização dos lençóis de água.
----

Por cada grau de temperatura ganho através de um bom isolamento e da afinação dos aparelhos reguladores da temperatura há uma economia de 10% nas despesas de energia com o aquecimento.
----

A temperatura nas cidades é, em média, 2 a 3°C mais alta do que no campo circundante, devido ao consumo de energia.
----

Cerca de 680 contos dos impostos pagos por cada alemão destinam se a cobrir a factura do ambiente.
----

Todos os anos, os americanos compram mais de mil milhões de lâmpadas incandescentes. Ou seja, um hectare e meio cheio de lâmpadas por dia.
----

Na Noruega, 99,5% da energia eléctrica provém de aproveitamentos hídricos. No Japão, essa percentagem baixa para 12%.
----

Uma ideia para poupar energia: tenha as lâmpadas sempre limpas, a sujidade absorve a luz, gastando mais energia.
----

A incineração de plásticos lança para a atmosfera diversos agentes tóxicos e cinzas. Entre eles, o ácido clorídrico que provoca chuvas ácidas e contribui para a destruição da camada de ozono
----

os americanos compram e deitam fora 500 milhões de isqueiros recarregáveis por ano.
----

Um dado comprovado: 84% do lixo doméstico é reciclável.
----

Só os americanos gastam onze milhões de litros de tinta por dia. São mais de mil milhões de litros por ano - o suficiente para encher um lago com seis metros de profundidade, seis quilómetros e meio de comprimento e um quilómetro e meio de largura.
----

Na Dinamarca, 98% da população dispõe de estações de tratamento de águas.
----

Uma lata de alumínio pode ser refeita e reposta no mercado em seis semanas.
----

Os transportes representam 35% do consumo de energia em Portugal. Mais 1% do que a indústria.
----

Um automóvel desafinado emite o dobro de substâncias poluentes.
----

Em 1989, calcula-se que o trânsito rodoviário tenha libertado, em Portugal, para a atmosfera, 83 toneladas de óxido de azoto.
----

Milhares de litros de óleos usados não são recolhidos, acabando por se infiltrar nos solos e rios de Portugal.
----

Uma parte de óleo por cada milhão de partes de agua é o bastante para água potável ter um cheiro e um sabor estranhos.
----

O líquido anticongelante usado no sistema de refrigeração dos automóveis é tóxico. Não deixe, por isso, pingos de anticongelante no chão.
----

Segundo a Massachusetts Audubon Society, 3,8 litros de gasolina podem contaminar 2850 mil litros da água potável.
----

Calcula-se que, anualmente, se despejam nos oceanos 37 mil toneladas de chumbo.
----

Uma única pilha contamina o solo durante cinquenta anos.
----

Cerca de 40% do total das vendas de pilhas é efectuado durante a época do Natal.
----

Os aparelhos de ar condicionado defeituosos dos automóveis são uma fonte de emissões de clorofluorcarbonetos para a atmosfera.
----

A Argentina foi um dos países que aceitou receber o lixo radioactivo produzido pelas centrais nucleares francesas.
----

A erosão dos solos é, em Portugal, cinco vezes superior à média mundial
----

Apenas 3% da água existente na Terra é doce.
----

Percentagem da superfície da Terra ameaçada de desertificação: 35%.
----

Num lar médio existem, hoje, mais químicos do que num laboratório médio, há cem anos.
----

Cuidado com o café: muitas vezes, os pesticidas interditos em vários países desenvolvidos são enviados para os países produtores de café e usados no café que depois lhes compramos.
----

Para meio hectare de relvado são precisos mais de 100 mil litros de água por semana. Mas, por sistema, regamos os relvados exageradamente 20% a 40% mais do que é preciso.
----

Os EUA gastam 1710 mil milhões de litros de água por dia.
----

Em alguns países, começam a usar se as águas residuais dos esgotos urbanos na rega de jardins ou de culturas como o milho.
----

Um estudo, levado a cabo pela U. S. Fish and Wildlife, sobre albatrozes bebés registou 90% deles, com plástico nos seus aparelhos digestivos
----

Cerca te 8 mil milhões de quilos de lixo são deitados para o mar todos os anos.
----

Na América produz-se, por dia, uma quantidade de copos de esferovite que seria suficiente para dar a volta ao mundo 436 vezes.
----

As pipocas começam a ser usadas como amortecedor de embalagens em vez da esferovite.
----

Na América, existem mais de 100 milhões de cães e gatos.
----

O lixo que deita fora na rua ou no campo pode magoar os animais.
----

Oitenta por cento do total de marfim é tirado de elefantes ilegalmente caçados e abatidos.
----

O boicote funciona. Em 1982 existiam quatrocentos comerciantes de peles na Holanda. Hoje existem trinta.
----

Em Portugal, 20% do lixo é incinerado e 60% vai para lixeiras, onde liberta toxinas que se infiltram no solo e nos lençóis de águas subterrâneas.
----

De três em três meses, os EUA deitam fora uma quantidade de alumínio que seria suficiente para reconstruir a sua frota de aviões comerciais.
----

Se o mundo reciclasse metade do papel que consome, 40 mil quilómetros quadrados de terras seriam libertados do cultivo de árvores de crescimento rápido que abastecem a indústria do papel
----

Trezentos e dez milhões de pacotes de lenços de papel são gastos anualmente na Grã Bretanha.
----

A destruição das florestas tem ajudado o deserto, nos últimos cinquenta anos a invadir, no Sael africano, uma área igual a da França e da Áustria juntas.
----

Cerca de 7600 toneladas de vidro foram recicladas em Portugal, em 1989. Pode parecer muito mas representa apenas 13% do vidro que consumimos.
----

A Suíça recicla 55 % do seu vidro.
----

Dois recicladores: Os tordos e os papa figos usam bocados de cordel nos seus ninhos.
----

De duas em duas semanas, os americanos gastam .
----

Para produzir um quilo de carne é preciso cem vezes mais água do que para produzir um quilo de trigo.
----

Todos os anos se gastam mais de mil milhões de árvores no fabrico de fraldas de papel
----

O fabrico de fraldas descartáveis consome mais de um bilião de árvores por ano.
----

Segredo de fabrico: os rolos de papel para cozinha e o papel higiénico são , muitas vezes, feitos de papel reciclado.
----

A quantidade de papel que os americanos deitam fora todos os anos, só no escritório, dava para construir um muro de 3,60 metros de altura e 4500 quilómetros de comprimento.
----

Se continuarmos a fazer lixo a este ritmo, serão precisos quinhentos depósitos de lixo novos por ano.
----

No Brasil são consumidos cerca de 400 milhões de copos de plástico para café todos os meses.
----

Todos os anos se destroem 13 milhões de hectares de florestas tropicais. O que representa 35 mil hectares por dia, 1500 hectares por hora, 25 hectares por minuto.
----

Cento e vinte pistas de aviação foram abertas em território dos índios ianomamis, na Amazónia, cujas terras foram invadidas por mais de quarenta mil aventureiros.
----

O Brasil perde, anualmente, 50 mil quilómetros quadrados de florestas.
----

Com o simples isolamento do telhado poderá ser poupado cerca de 20% dos gastos em energia.
----

Por cada grau que baixar no seu termóstato, pode reduzir em 2% a conta do seu aquecimento.
----

Ao contrário do que vulgarmente se pensa, os pequenos electrodomésticos agravam muito a conta da electricidade.
----

Há mil anos, 80% da Europa Central estava florestada. Hoje, essa percentagem reduziu se para 20%.
----

A Associação dos Produtores de Electricidade Holandeses resolveu plantar milhares de árvores para compensar os 75 milhões de toneladas de dióxido de carbono que uma nova central eléctrica lançara para a atmosfera.
----

Há muitos insecticidas usados sem necessidade.
----

Se tem ratos em casa uma ratoeira é, ainda, a melhor forma de os apanhar.
----

Em 1986, a Itália consumiu 160 mil toneladas de pesticidas.
----

Calcula se que, numa cidade de cem mil habitantes sejam lançados, todos os meses, nos esgotos, 3, 75 toneladas de liquido para limpar sanitas, 13,75 toneladas de detergentes domésticos e 3,44 toneladas de óleo de automóvel.
----

Entre 1975 e 1989, a RFA pagou à RDA 700 milhões de dólares para poder despejar lixo em Berlim Leste.
----

Os caixotes de lixo de Lisboa têm agora o dobro de papel e metade dos detritos orgânicos que tinham há doze anos atrás.
----

Os engarrafamentos fazem aumentar o consumo de petróleo e são um dos grandes responsáveis pela poluição que se vive no centro das grandes cidades.
----

O fabrico de cada automóvel gera 25 toneladas de detritos.
----

Nas florestas actuais não há lugar para as árvores velhas e ocas. Por isso, muitas aves, sobretudo as cavernícolas, não têm onde construir os seus ninhos. Ofereça-lhes um.
----

Os países da CEE importam todos os anos duzentos mil papagaios do Brasil.
----

Ao aproveitar as folhas das árvores, a relva e outros detritos orgânicos para fazer adubo não está só a reciclar. Está também a diminuir o consumo de adubos químicos
----

No Outono, as folhas das árvores podem constituir75% do fluxo de detritos sólidos.
----

Se poupássemos 20% no consumo de petróleo, economizávamos dois milhões de toneladas de crude, o que equivale a 45 milhões de contos, e diminuiríamos a poluição atmosférica.
----

A degradação causada pela poluição nas florestas europeias custa, anualmente, 3,9 mil milhões de contos.
----

Existem, em Portugal, duzentos e sessenta mil caçadores com licença e inúmeros ilegais. O que não existe é caça.
----

Das cento e setenta e oito espécies animais existentes na região do mar de Aral na URSS, há alguns anos, apenas sobrevivem trinta e oito.
----

Segundo a Diet for a New America (Dieta para uma América Nova) mais de mil milhões de pessoas poderiam alimentar se com os cereais e a soja comidos anualmente pelo gado nos EUA.
----

Impressionante: para produzir um bife, são necessários 9,906 litros de água.
----

Para produzir meia dose de Frango são precisos 1,550 litros de água.
----

O turismo pode ser uma forma de divulgação e rendibilidadedos parques e reservas. Mas também pode ser, e é muitas vezes, um agente de destruição da natureza.
----

Não compre conchas nem corais, pois, ao fazê-lo, está a contribuir para a destruição dos recifes.
----

As plantas nacionais precisam de menos água do que as espécies importadas.
----

As flores e as ervas selvagens fornecem alimento aos insectos benéficos.
AG00017_.GIF